Conta a lenda que numa noite em plena savana africana, dois amigos foram surpreendidos por um leão faminto. Naqueles instantes antes do ataque inevitável, um deles ficou paralisado pelo pânico, enquanto o outro começou a calçar seus tênis.
- Por que você esta calçando os tênis? Acha que isso vai fazer você correr mais que o leão? – perguntou um deles.
- Não preciso correr mais rápido que o leão – respondeu o outro. – Basta correr mais rápido que você.
Não importa sob qual ótica olharmos a economia mundial, não há como negar que a crise existe e que é preocupante. Ainda que muitos otimistas, entre os quais modestamente me incluo, acreditem que o setor da alimentação será um dos menos afetados, por certo não passaremos ilesos por ela. Este processo de reacomodação da economia deve consumir boa parte dos esforços e quem quiser escapar dela com o menor número de arranhões possíveis vai ter que ser rápido. E como dificilmente seremos mais rápidos que a crise, devemos ao menos, sermos mais rápidos que a concorrência. Mas o que isso quer dizer quando falamos de nossos negócios?
Acredito que estar atento às inovações é uma forma de ser rápido. Isso não significa embarcar em toda e qualquer novidade, mas buscar o que realmente vai fazer você melhorar seus resultados. Nestes tempos, muitos fornecedores estão dispostos a negociar soluções e condições. Todo mundo precisa vendar e isso cria muitas oportunidades para quem precisa comprar.
Ser rápido é estar atento aos custos e agir na sua redução. Aquela máxima que diz que “custos são como unhas: a gente corta sempre e elas crescem sempre”, continua valendo. E esta é a hora de aproveitar e cortar as unhas bem curtinhas...Não importa o tamanho do seu negócio, tenho certeza que em uma rápida circulada você vai encontrar melhorias a serem feitas e que ajudarão a reduzir seus custos.
Apostar e investir na sua equipe. Nossos negócios são feitos por pessoas e elas fazem a diferença. São essas pessoas que atendem nossos clientes, que fazem nossas entregas e que prezam o nome da nossa empresa em suas funções diárias. Equipes bem treinadas e motivadas fazem com que algumas empresas tenham torcedores, enquanto outras têm apenas clientes. Clientes vem e vão, buscam ofertas, se deixam seduzir por novidades... torcedores não. Não importa se o time não ganha um título há vinte anos, não existe a menor possibilidade deles cogitarem trocar de time.
Mas, acima de tudo, acredito que a melhor forma de ser rápido, é promover a venda, não deixando-se levar pelo pessimismo. Mesmo com todas as nuvens no horizonte, não deixaremos de consumir. Segundo uma pesquisa do Kantar Worldpanel, o otimismo do brasileiro com relação ao futuro cresce a cada ano e a busca por novas experiências de consumo está na ordem do dia. Ou seja: acreditamos que as coisas vão ser melhores do que estão hoje. E acreditar num futuro melhor é a base do consumo atual. Então, vamos seguir fazendo aquilo que mais sabemos e gostamos de fazer: arregaçar as mangas e vender!
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